Ѱ rƐpenƨαnɖo-ƧƩ…

blog dedicado a textos que me chamam a atenção no dia a dia…

Desmistificando a figura do Exu (desfazendo a ignorância de séculos)

Deixe um comentário

E ai galera, beleza, mais uma vez estamos aqui para ler um texto belíssimo de esclarecimento, desta vez este texto foi redigido por um “mestre iniciador” já conhecido em nosso meio chamado Marcelo Del Debbio (http://www.deldebbio.com.br/), não sei bem aonde ele postou este texto inicialmente, mas, o consegui em um livro que ando lendo ultimamente e já citado aqui no blog que é Tudo será Céu do Rafael Arrais, neste texto se esclarece de forma sucinta a figura do Exu, muito discriminado desde o surgimento das religiões afro aqui no Brasil, até hoje vemos não só pessoas de fora das religiosidades afro assim como dentro destas ainda possuírem opiniões as vezes deturpadas, as vezes beirando a total ignorância. Vamos ao texto.


Iorubá Exu Elegba. Tribo: Yoruba. País: Nigéria. Material: Madeira, Pigmento. Tamanho: 17 "(43.2 cm) de alturaIorubá Exu Elegba. Tribo: Yoruba. País: Nigéria. Material: Madeira, Pigmentos. Tamanho: 17 “(43.2 cm) de altura

Assim como Hermes, Exu é o mensageiro dos deuses, seu poder é o de receber e transportar os pedidos e oferendas dos seres humanos ao Orum, o Mundo dos Deuses. É o senhor dos caminhos, das encruzilhadas, das trocas comerciais e de topo tipo de comunicação. Ele representa também e fertilidade da vida, os poderes sexual, reprodutivo e gerativo. Não podemos nos esquecer de que o sexo, diferentemente do que alguns católicos e evangélicos dizem (uma coisa de luxúria, de pecado), é na verdade um ato sagrado. Talvez por isso, por ele  ser o poder sexual, os cristãos o comparem com o Diabo.

A origem do mito de associação de Exu com o Diabo vem dos Jesuítas. Quando os escravos fazendo o sincretismo de suas religiões africanas com os Santos Católicos, os Jesuítas desconfiaram que havia alguma coisa errada…

Orixá Exú (Camasi Guimarães)Orixá Exú (Camasi Guimarães)

Nas religiões africanas, não existe a figura do Diabo, apenas de deuses com características humanas. Então eles encontraram um símbolo fálico representando o Exu e tiveram a “brilhante ideia” de associar o pênis ereto com o sexo (pecado) e com o Diabo, para completar o panteão católico.

Adicione dois séculos de deturpação católica e (posteriormente) evangélica e temos a imagem do Exu como ela é nos dias de hoje.
Sem falar que normalmente a figura do senhor Exu é colocada com chifres, rabo, pintado de vermelho, imagem bem parecida com a que os cristãos “desenharam” o Diabo… Então, o Exu verdadeiro das religiões africanas nada tem em comum com o Diabo lúdico, e as esquisitas estátuas comercializadas e utilizadas arbitrariamente em terreiros são frutos da imaginação de visionários que não enxergam nada além das manifestações dos baixos sentimentos em formas deprimentes, nos seres que lhes são afins.

Marcelo Del Debbio

* Imagens acrescentadas pelo autor do blog.

Anúncios

Autor: lucasdedeus

Tenho 30 anos, eterno estudante que está sempre a procura de si mesmo... aff que baboseira. Com gosto por leituras diversas e sempre a procura do desconhecido infinito, atualmente procurando me alinhar espiritualmente e levando mais a sério a busca espiritual.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s